ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Solar dos Abacaxis comemora 7 anos e inaugura nova sede

06/12/2022 - Por ArtRio

Solar dos Abacaxis celebra 7 anos com evento de inauguração de sua nova sede no Centro do Rio de Janeiro e programação intensa no final de semana.

Com um currículo de sete anos dedicados à experimentação em arte e educação, o Solar dos Abacaxis, uma instituição autônoma e colaborativa, vai festejar aniversário em um novo endereço, agora no coração do Rio de Janeiro. A partir do próximo dia 10, o Solar ocupa um casarão histórico na Rua do Senado 48, no Centro do Rio. O espaço, com três pavimentos e 800m², será ocupado por ateliês para artistas residentes, áreas expositivas de mostras e performances, biblioteca e espaços multiuso para oficinas, apresentações públicas e práticas pedagógicas.

Programação do Verão Solar da Liberdade

Para celebrar as novidades, a instituição promove o Verão Solar da Liberdade, nos dias 10 e 11. É o momento de o Solar dos Abacaxis reforçar seu princípio fundamental de coletividade, atuando em proximidade com artistas, coletivos e outras organizações. Uma festa de múltiplas vertentes artísticas.

A programação começa com o “Amanhecer Solar”, das 10h às 13h, uma manhã de imersão com brunch beneficente para amigos e apoiadores. A experimentação multi-artística terá música e um menu especial, assinado pela estilista Sol Azulay. Quem quiser conhecer a casa em primeira mão e contribuir para o projeto pode escrever para contato@solardosabacaxis.art.br.

À tarde e à noite, a programação segue gratuita e até ocupa as ruas ao redor. A exposição “Manjar: Nascente” abre às 15h e poderá ser visitada até às 23h. As obras homenageiam Oxum e focam na relação entre água e vida, trazendo reflexões sobre as ideias de fertilidade, gestação, parto, nascimento, axé, e as forças de contração e expansão do mundo.

A lista de artistas participantes inclui Anis Yaguar e Sumé Vasconcellos, Arorá, Dora Selva, Elton Panamby, Emilia Estrada, Janaina Tschäpe,, Laís Amaral, Lidia Lisbôa, Marina Simão, Mônica Ventura, Mano de Baé, Olinda Yawar Tupinambá, Rayana Rayo, Seba Calfuqueo, Solange Pessoa, Tassila Custodes, Yelaine Rodriguez.

Enquanto rola a exposição, outras atividades ganham forma. Às 16h, haverá oficinas com as artistas  Walla Capelobo e Bruno Balthazar, destinadas a crianças de todas as idades. No fim da tarde, um cortejo com o Afoxé Filhos de Gandhi RJ reforça a relação da instituição com as ruas e pede licença para adentrar um novo território.

De volta à sede, às 18h, os artistas Anis Yaguar e Sumé Vasconcelos fazem performances, enquanto o DJ Rodrigo Facchinetti abre a gira convidando para uma viagem por sons do mundo e músicas brasileiras revisitadas. Para fechar a noite do Manjar, a DJ Mariwô assume as carrapetas e anima a festa com uma experimentação multicultural, transhistórica e ligada aos efeitos passados, presentes e futuros.

No dia seguinte, o Solar dos Abacaxis, mantendo sua vocação orgânica para extrapolar muros e construir pontes, segue para a Caixa da Mãe d’Água, em Santa Teresa, onde, em colaboração com o Festival Novas Frequências, promove a performance “Grave do Mundo”. Ao lado de percussionistas, o artista do corpo Elton Parnamby celebra Oxum, com música e dança.


Na imagem: foto da fachada da nova sede da instituição na Rua do Senado 48

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.