

O ganhador do Prêmio FOCO ArtRio 2019, Rafael Bqueer (@rafaelbqueer), é o mais novo artista representado pela C. Galeria (@c.galeria), do Rio de Janeiro.
As práticas performáticas de Rafael Bqueer, nascido em Belém, PA, 1992, partem de investigações sobre arte política, gênero, sexualidade, afrofuturismo, decolonialidade e interseccionalidade. Drag queen e ativista LGBTQI+, Bqueer tem um trabalho que dialoga também com vídeo e fotografia, utilizando de sátiras do universo pop para construir críticas atentas às questões da contemporaneidade.
Na ArtRio 2019, Rafael BQueer apresentou o projeto “Treme Terra”, um vídeo que explora a chamada “música tecnobrega” (gênero popular que reúne referências das músicas brega e eletrônica) do ponto de vista das Artes Visuais, para assim descolonizar a visão histórica que existe sobre a arte brasileira e se reconectar com a sua ancestralidade amazônica.
Em 2020, realizou a exposição individual “UóHol” no Museu de Arte do Rio e “Against, Again: Art Under Attack in Brazil”, na Anya & Andrew Shiva Gallery em Nova York. Foi Artista indicado ao Prêmio Marcantonio Vilaça – SP (2019) e um dos ganhadores do Prêmio FOCO ArtRio 2019. Suas obras fazem parte das coleções do Museu de Arte do Rio (MAR) e do Museu de Arte Moderna – RJ (MAM). O artista vive e trabalha entre Rio de Janeiro e São Paulo.
No Instagram da Galeria é possível acompanhar a apresentação que ela vem conduzindo e obras recentes e importantes de Bqueer ou, para mais informações, seu site: cgaleria.com/artista/rafael-bqueer
Parabéns ao artista e à galeria!
____
Na imagem: “Deu Zebra”, da Série Jogo do bicho.