ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Projeto Multiplicar reúne 34 artistas mulheres pela causa da saúde reprodutiva

14/03/2023 - Por ArtRio

A partir da venda de múltiplos doados por 34 artistas, o Projeto Multiplicar busca arrecadar fundos para ONGs que atuam na garantia da saúde reprodutiva das mulheres. Esse é o caso do Nosso Instituto, organização sem fins lucrativos que luta contra a gravidez indesejada de meninas, mulheres e pessoas capazes de gestar, e primeira iniciativa a contar com o apoio do projeto.

Dentre as artistas participantes estão Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, Flávia Junqueira, Leda Catunda, Rosana Paulino, Rosângela Rennó, Sônia Gomes, além das ganhadoras do Prêmio FOCO ArtRio, Andrea Hygino e Romy Pocztaruk. As obras são vendidas online pelo valor fixo de 275 reais e tiragem ilimitada.

O projeto é desenvolvido pela plataforma Comadre, fundada por Gabriela Davies e Maíra Marques. “Multiplicar é um novo projeto que desenvolvemos a partir de outras experiências positivas que produzimos, como o Fotos Pro Rio, Arte Substantivo Feminino e 50×5”, explica Gabriela Davies, “Além de ser uma forma de arrecadar recursos para fins sociais, iniciativas como o Multiplicar incentivam novos colecionadores e possibilita a compra de obras por pessoas que não têm a segurança ou capital financeiro para valores mais altos – mas que mesmo assim desejam ter arte por perto”. Além das fotos individuais também será possível adquirir a coleção inteira que será entregue em uma caixa expositiva.

A primeira edição do projeto, com lançamento no dia 14 de março, será feita em parceria com o Nosso Instituto, organização sem fins lucrativos que luta contra a gravidez indesejada de meninas, mulheres e pessoas capazes de gestar, no Rio de Janeiro, Brasil. Tendo como foco o combate à gestação indesejada na adolescência. “Nossos projetos investem na esperança de um futuro com mais oportunidades para meninas e mulheres. Almejamos que nenhuma menina deixe a escola para cuidar de um bebê nascido fora de hora” afirma Erica Tucherman, uma das diretoras da ONG.

São 34 artistas mulheres participantes, os trabalhos são impressos em fineart e serigrafias. Além de uma edição especial da obra Barriga da Leda Catunda, que terá uma versão impressa em voil, exclusivamente para o projeto. “Acho importante arregaçar as mangas e nos dedicarmos a melhorar as coisas nós mesmas, uma vez que parece evidente que o caminho da política nacional não é suficientemente amplo e nem eficiente para dar conta de assuntos urgentes que são sistematicamente negligenciados”, ressalta Leda.

A curadoria do projeto contou também com a consultoria da artista Rosângela Rennó, e com a contribuição de Francela Carrera, do projeto Artistas Latinas, que convidou duas das participantes. Segundo Maíra Marques os trabalhos apresentados são plurais e muitos trazem uma relação direta com a causa do Nosso Instituto, “Estamos muito felizes com a curadoria e com a adesão das artistas ao tema. Anna Maria Maiolino generosamente doou um trabalho lindo da década de 70, período da segunda onda do feminismo no Brasil no qual a sexualidade feminina foi amplamente debatida, e hoje, 50 anos depois, ele faz parte dessa ação, ainda necessária, que atua pela educação sexual e pelo acesso a métodos contraceptivos eficazes.” “O trabalho da arte educadora Andrea Hygino apresenta um enorme amontoado de cadeiras escolares sem assentos e apoio, o que me proponho a fazer uma analogia com a alta taxa de evasão escolar das adolescentes que engravidam, 30% não terminam o ensino fundamental” continua a co-curadora.

As vendas serão feitas online, através do site da Comadre, www.comadre.art, pelo período de 1 mês, com tiragem aberta (a limitação será o período de vendas), pelo valor de R$275,00 cada múltiplo. Todas as obras acompanham um certificado de autenticidade do projeto.

Leda Catunda, Barriga, 2018-2023. Impressão em voil

Sobre o Nosso Instituto

O Nosso Instituto, fundado em 2018 e dirigido por Erica Tucherman e Ana Teresa Derraik, é uma organização social sem fins lucrativos que promove acesso à informação qualificada em saúde sexual e reprodutiva com o intuito de prevenir gravidez indesejada, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e situações de violência. As pessoas que participam da palestra educativa têm consulta ginecológica marcada, onde o método contraceptivo de escolha é prescrito ou inserido. Os métodos reversíveis de longa ação (DIU e Implante subdérmico), também são oferecidos, mesmo aqueles que não constam no cardápio do SUS. As consultas médicas envolvem capacitação dos profissionais de saúde da área. Dessa forma, além do atendimento direto, os profissionais envolvidos na assistência às jovens provêm treinamento aos ginecologistas, médicos de família, clínicos e/ou generalistas. É um espaço de acolhimento, respeito e acesso, onde colocamos a esperança de um futuro com mais oportunidades para todos. Um espaço de inclusão, troca e transformação. Um espaço de todos, NOSSO.

Artistas Participantes

Ana Hortides, Analu Cunha, Andréa Hygino, Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, Bruna Alcantara, Camila Rocha, Chiara Banfi, Cristina Salgado, Daniela Dacorso & Patricia Goùvea, Daniela Seixas, Flavia Junqueira, Gabriela Massote, Gika Vereza, Gaya Rachel, Jéssica Guia, Lais Myrrha, Laura Lima, Leda Catunda, Mari Bley & Ynaiê Dawson, Maria Laet, Marilá Dardot, Marta Jourdan, Paula Trope, Romy Pocztaruk, Rosana Paulino, Rosângela Rennó, Santarosa Barreto, Sheyla Ayo, Simone Michelin, Sônia Gomes, Virginia de Medeiros.

De 14 de Março a 14 de Abril, vendas online pelo site www.comadre.art


Na imagem do topo: Anna Bella Geiger, Masculino-Feminino, 1968

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.