ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Parque Lage anuncia edital de bolsas sociais para 2º semestre

04/07/2022 - Por ArtRio

As 80 bolsas, 40 por semestre, foram custeadas com a venda da Coleção Impacto durante a ArtRio 2021. Em seu estande, fruto de uma parceria entre a feira e a instituição, a Escola de Artes Visuais apresentou duas fotografias com tiragem limitada de Felipe Azevedo e outra da artista paulistana Flavia Junqueira, que produziu um trabalho inédito.

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV Parque Lage) apresenta, por meio de edital público, a segunda etapa da chamada para mais 40 bolsas sociais integrais destinadas aos cursos livres do 2° semestre de 2022. O edital, que abrirá amanhã, 5 de julho, reafirma o compromisso da EAV, como instituição pública ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, de promover a difusão cultural e a democratização das artes.

Além da Coleção Impacto, que integrou o programa de benefícios Amigo EAV, também compuseram o estande da Escola na ArtRio 2021 obras de acervo gentilmente doadas por artistas renomados, como Angelo Venosa, Antonio Dias, Brígida Baltar, Carlos Vergara, Ernesto Neto, Iole de Freitas, Laura Lima e Luiz Zerbini, demonstrando seu comprometimento com a formação da nova geração. O Parque Lage participou na categoria institucional da feira, na qual, por meio da disponibilidade do espaço expositivo sem custos, projetos sociais de cunho cultural ganham visibilidade e oportunidade de estar em contato com o público.

Estande da Escola da Artes Visuais do Parque Lage na ArtRio 2021. A Escola contou com um estande institucional, oferecido pela feira a projetos culturais de cunho social. Foto Bruno Ryfer

Sobre as bolsas

As bolsas são válidas para qualquer curso on-line ou presencial da grade curricular. Através de carta de intenção, os candidatos devem informar suas trajetórias (não necessariamente nas artes visuais) e expectativas em relação ao curso pretendido, considerando as seguintes questões: Qual a sua relação com o campo das artes e como ela acontece? Como o curso escolhido pode contribuir para sua trajetória? O que você espera alcançar durante e/ou após sua participação? Para participar, não há exigência de portfólio.

“A diversidade é fundamental para a arte, para a criatividade. A oferta dessas bolsas é muito importante para a Escola, certamente uma questão de justiça, de reparação, uma reversão do caráter elitista do mundo artístico, mas também é um salto de qualidade para a própria produção artística”, afirma Alberto Saraiva, diretor da instituição. “Quando o artista traz diferentes perspectivas, distintos horizontes de imaginação, a arte em si se fortalece e se engrandece”.

Cada selecionado será contemplado com uma bolsa integral para um curso do primeiro semestre. O formulário de candidatura, que poderá ser conferido no site da instituição a partir de 5 de julho, ficará disponível até às 23h59 do dia 12 de julho. A direção informa que não haverá prorrogação do prazo. A divulgação dos selecionados será feita em 22 de julho, com abertura de matrículas três dias depois, em 25 de julho, no site da EAV.

Inscrições para cursos de férias da escola abrem hoje, 4 de julho

São ao todo 20 opções direcionadas a adultos, jovens e crianças, sendo seis on-line e 14 presenciais, com a duração de uma a quatro semanas. A grade completa está disponível no site institucional da EAV (eavparquelage.rj.gov.br) e os cursos não exigem conhecimento específico prévio.

Nesta edição dos cursos de férias, a coordenação de ensino se pauta pela integração das artes com o espaço físico, apresentando propostas que envolvem a produção artística utilizando o ambiente como instrumento. Os processos artísticos das produções individuais e os métodos curatoriais também estão em foco. As proposições tomam a arte como uma importante ferramenta de construção de sentido para pensar a atualidade em suas dimensões estéticas, sociais e políticas.

 

Abertura de inscrições: 5 de julho de 2022
Encerramento das inscrições: 12 de julho de 2022, às 23h59
Divulgação dos selecionados: 22 de julho de 2022
Matrículas: 25 a 29 de julho de 2022
Período letivo: 01 de agosto a 30 de novembro de 2022

Mais informações e edital a partir de 5 de julho em eavparquelage.rj.gov.br

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.