

Começa nesta terça-feira (21 de maio), no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro, a etapa “Recomeços” da mostra de videoarte “Ciclos”. Na abertura, vai acontecer um bate-papo entre as curadoras, os artistas e o público presente estimulando a troca de saberes.
Com 18 vídeos produzidos por artistas e coletivos a mostra amplia narrativas que tratam sobre a temática do recomeço. “Na primeira etapa da mostra exploramos a temática Ciclos por meio do recorte ‘Poéticas do tempo’. Neste segundo momento, queremos experimentar ou interpretar o tema ‘Recomeços’ por várias nuances, entendendo que a vida e suas passagens também se transformam em imagens potentes” afirma Cota Azevedo, curadora.
Participam os artistas: Alex Domingues, Coletivo Usina de Inventos, Clara Mayall, Cris Fabi, Fernanda Haskel / Fernanda do Canto, Frê Arantes / Rachell Rosa, Guilherme M. Noé, Jesus Borges, Laís Lara, Liane Roditi, Luciana Borre, Manuela Leite, Marcelo Batista, Míriam Ramalho, Outonno Selva, Rebeca Souza e Rebecca Mordehachvili.
Amanda Leite, também curadora, pergunta: “Se você fosse recomeçar, seria por onde? Morte, vida, rotina, cotidiano, nossa relação com a Terra, com nossos amores, com a decolonialidade, com as identidades, com o tempo e a memória, são modos subjetivos e delicados onde percebemos como cada artista tece a grandeza dos fins e dos recomeços. São também obras políticas e éticas que respeitam muito o uso da tela como meio de expressão visual para questões fundantes dos ciclos da vida”, destaca Amanda.
O Centro Cultural Correios RJ fica na Rua Visconde de Itaboraí 20, segundo andar – sala de vídeo. Funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 19h. A mostra tem entrada gratuita e fica em cartaz até dia 22 de junho.