ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Lydia Okumura: A imaterialidade em tudo

05/06/2024 - Por ArtRio

As galerias Martins&Montero e Nara Roesler apresentam, a partir do dia 8 de junho, das 11h às 15h, a exposição panorâmica “A imaterialidade em tudo”, com 31 obras – entre pinturas, esculturas e instalações de grande escala – , que cobrem um percurso de três décadas da produção da artista nipo-brasileira Lydia Okumura (1948, Oswaldo Cruz, São Paulo), do início dos anos 1970 ao final dos 1990. A exposição será realizada simultaneamente nas duas galerias reúne obras emblemáticas da artista, em uma homenagem aos seus mais de 50 anos de contribuição à arte.

Das obras expostas, 17 nunca foram mostradas no Brasil, e serão montadas ainda duas instalações que estavam apenas em projeto, e não haviam sido realizadas. O título da exposição é uma frase da própria artista: “Quero expressar a imaterialidade em tudo”, no texto do artista Pontogor, que acompanha a mostra.

Por mais de 50 anos, Okumura empregou a abstração geométrica para investigar a compreensão e a experiência do espaço, expandindo suas possibilidades através de forma e cor. Utilizando materiais como barbante, arame, tinta acrílica, cordões, chapas de ferro, vidro, alumínio, carvão e grafite, Okumura concebe instalações site-specific que se relacionam diretamente com a arquitetura do espaço expositivo. Nelas, planos são pintados nos cantos das paredes que se conectam por fios, resultando em formas geométricas que se projetam no campo espacial e criam a ilusão de objetos tridimensionais. Embora a sua prática possa ser enquadrada na tradição minimalista, a op art (arte óptica) também está em jogo. Através de intervenções modestas, porém engenhosas, Okumura questiona a percepção de nossa presença corporal no ambiente.

Dada a essa relevância e status de referência, Lydia Okumura justifica um grande movimento colaborativo entre duas das mais preeminentes galerias do país, visando à expansão da sua presença no circuito nacional e internacional da arte.

A exposição “Lydia Okumura – A imaterialidade em tudo” vai até 3 de agosto de 2024. A Martins&Montero fica Rua Jamaica, 50, Jardim América, São Paulo. Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 19h. E a Nara Roesler SP está localizada na Avenida Europa, 655, Jardim Europa, São Paulo. Funcionamento:
de segunda a sexta, das 10h às 19h; Sábado, das 11h às 15h.

Sobre a artista
Radicada em Nova York desde 1974, sua obra integra prestigiosas coleções, como Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP), Museum of Modern Art (MoMA), Nova York, Museo Reina Sofia, Madri, The Hall Art Foundation, Derneburg, Alemanha, Contemporary Graphic Art Collection, Friedrikstadt, Noruega, The Hara Museum of ContemporaryArt, em Tóquio, e Guggenheim Museum, em Dubai, entre outras. Lydia Okumura foi a primeira artista brasileira a integrar a coleção do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, com a obra “Beyond and Behind” (1978), em tinta acrílica e grafite sobre papel, com 76,2 × 101,6 centímetros, conta Jaqueline Martins.

Lydia Okumura faz parte de grupo de artistas, junto com Tomie Ohtake, Lygia Clark, Lygia Pape e Mira Schendel, que ajudaram a definir a arte conceitual como a conhecemos. Através de pinturas, instalações e esculturas produzidas com recursos mínimos, as obras da artista desafiam conceitos pré-concebidos de espaço. No campo da pintura e desenho, práticas adotadas a partir do início dos anos 1970, Lydia se mantém fiel aos seus questionamentos, e segue propondo as mesmas questões espaciais. Suas composições abstratassimulam configurações geométricas em espaços arquitetônicos, onde o uso da cor é crucial para sugerir tridimensionalidade através de variações cromáticas.

ArtRio Marketplace


Patrocinadores


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.