

Com as medidas de distanciamento social e cada vez mais gente (esperamos!) passando seu tempo livre em casa, uma dica de livros nunca é demais, não é? Semana passada falamos sobre as indicações que o artista Alvaro Seixas deu para gente mas, como infelizmente nem todos os textos eram de fácil acesso, pensamos em fazer algumas indicações de onde encontrar textos interessantes sobre o universo das mais diversas artes on-line e gratuitamente.
Segue uma lista que montamos com algumas indicações!
Amazon
A primeira dica é a seleção de e-books gratuitos que a Amazon está oferecendo! Na página “E-books gratuitos” do site você pode selecionar a categoria “Arte, Cinema e Fotografia“. Na lista você encontra principalmente obras teóricas e publicações universitárias, como muitas da Editora UNESP, mas também alguns manuais da área de fotografia.
Zazie Edições
A Zazie Edições é uma pequena editora independente e sem fins lucrativos com 6 diferentes coleções disponíveis on-line. Sua “Pequena Biblioteca de Ensaios” por exemplo, coleção com maior número de títulos, conta com um número sempre crescente de textos importantes e de referência traduzidos ao português, como A fotografia depois do humano de Joanna Zylinska e Sobre a Arte Contemporânea de César Aira. Na página da editora também é possível descobrir, na aba “Cabotagem”, indicações de revistas e periódicos sobre arte, teoria e poesia.
N-1
Durante esse período de pandemia, a editora N-1 tem liberado, na aba “textos” de seu site, os ensaios on-line que compõe sua coleção #PandemiaCrítica. Dentre os nomes que assinam as 25 obras já publicadas, encontramos: Bruno Latour (em tradução de Déborah Danowski e Eduardo Viveiros de Castro), Jean Luc Nancy, Achille Mbembe, Vladimir Safatle e Paul B. Preciado.
Urutau
Essa pequena editora dedicada a poesia colocou todo seu catálogo digital, que conta com obras tanto em português quanto em espanhol, disponível gratuitamente durante o período da quarentena. Caso seja possível, ela pede ajuda de doações de qualquer valor aos colaboradores para que ajudá-la durante a crise. Mas não é necessário fazer a doação para ter acesso aos livros.
Pinacoteca
A Pinacoteca do Estado de São Paulo está disponibilizando gratuitamente em sua página dois de seus catálogos: Grada Kilomba: desobediências poéticas, com texto de Djamila Ribeiro; e Rosana Paulino: a costura da memória, com textos de historiadores e curadores estudiosos da obra de Paulino.
Galeria Superfície
A Galeria Superfície está disponibilizando em seu site o livro “Poema/Processo: Uma Vanguarda Semiológica”, projeto da galeria em parceria com a editora WMF Martins Fontes. Organizado por Gustavo Nóbrega, o livro apresenta um panorama histórico da poesia visual no Brasil, documentando as principais atuações e obras produzidas pelo grupo Poema/Processo entre os anos de 1967 a 1986. A organização segue uma ordem cronológica e propõem que a história seja contada pelos próprios artistas e críticos da época, através de fatos e textos publicados em livros, revistas, catálogos e jornais.
Portas Vilaseca Galeria
Toda sexta-feira a partir do dia 17/4, a galeria irá disponibilizar um novo título de um artista que representam. Já está disponível a obra bilíngue (em português e inglês) “Sorria”, de Solange Escosteguy, publicado a partir da sua exposição individual realizada na galeria em 2019 com curadoria de Raphael Fonseca. Solange é uma das representantes do movimento conhecido como “Nova Objetividade Brasileira”, cujo manifesto assinou em 1967, e pesquisa questões relacionadas à geometria, à forma, à cor e ao texto.
Dan Galeria
A Dan galeria também disponibilizou o catálogo de sua exposição mais recente: “Mulheres à Frente”, coletiva com grande artistas mulheres da história da arte como Anita Malfatti, Lygia Clark e Tarsila do Amaral. A exposição pode ser vista no vídeo de apresentação dela desenvolvido pela Galeria.
Simone Cadinelli Arte Contemporânea
A Galeria Simone Cadinelli colocou disponível para download gratuito dois livros do artista Jimson Vilela: “Adaptável ao espaço que as palavras ocupam” (2015) e “Narrativa” (2018). Para baixar os dois livros, que contêm imagens e textos do artista além de ensaios dos críticos Liliane Benetti (“Adaptável”) e Agnaldo Farias (“Narrativa”), basta cadastrar o e-mail no site.
ArtRio: Guia de colecionismo
Por último deixamos aqui uma dica para quem quer começar no mundo cada vez mais democrático do colecionismo. O Guia de Colecionismo ArtRio: “Arte para ter – e amar”, escrito a partir de dez anos de atividades da Feira, é uma introdução ao tema da compra de obras de arte. O e-book traz capítulos didáticos e em linguagem simples explicando a divisão do mercado, apostas de valor e como e onde comprar obras.
_
Na imagem, obra da série Prólogo de Eloá Carvalho