ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Conheça o projeto do curador Ademar Britto para o SOLO

10/08/2022 - Por ArtRio

Tema recente de uma matéria dedicada a sua trajetória como curador e colecionador, o (também) médico manauara Ademar Britto é um dos destaques dessa edição da ArtRio. À frente do Programa SOLO, que reúne estandes dedicados a um único artista com projetos expositivos originais e selecionados a dedo pelo curador, Ademar promete um recorte autêntico e, principalmente, preocupado com a “formação de público e fruição cultural”. Conheça a seguir um pouco mais sobre o projeto.

 

O SOLO apresenta, a partir de projetos expositivos originais dedicados a um único artista, diferentes nomes da arte moderna e contemporânea das principais galerias nacionais. Em sua 11ª edição, o programa contará com curadoria do colecionador Ademar Britto.

Texto curatorial:

A décima-primeira edição do SOLO, projeto especial da ArtRio de exposições individuais, é uma oportunidade do público conhecer melhor a produção dos artistas representados pelas galerias parceiras. Especialmente para o evento deste ano, o efêmero Pavilhão Mar localizado na Esplanada da Marina da Glória, nas proximidades da Baía da Guanabara, abriga os expositores.

A proposta curatorial consiste em apresentar um recorte de artistas contemporâneos que têm se destacado no cenário das artes, em diferentes fases de suas carreiras e com práticas diversas.

Para além da função comercial do evento, entende-se a importância da formação de público e da fruição cultural por parte dos visitantes, colecionadores ou não, reafirmando o caráter de evento artístico que a ArtRio vem exercendo através dos anos.

Ademar Britto

Sobre o curador:
Ademar Britto é médico, colecionador e curador, com formação em Estudos Curatoriais pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Rio de Janeiro) e Node Center for Curatorial Studies (Berlim). Tem realizado textos críticos e curadorias tanto de jovens artistas, quanto de artistas históricos, além de participar do circuito internacional de exposições e feiras.


Ao longo dessa e da próxima semana as galerias e artistas participantes do programa estão sendo anunciadas no Instagram da ArtRio (@artrio_art)

ArtRio Marketplace


A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.