

Para incentivar o intercâmbio de ideias entre arte e cultura, o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) recebe até dia 16 de novembro de 2023, às 23h59, inscrições para o Regulamento para ocupação artístico-cultural 2024. A cessão do espaço é gratuita. Os interessados poderão encaminhar as propostas de projetos de música, artes cênicas e audiovisual pelo site do CCJF. A seleção acontece entre os dias 16 de novembro e 16 de dezembro deste ano. Já o resultado será divulgado dois dias depois, dia 18, no site do CCJF.
O CCJF abre as portas mais um ano para artistas do Rio de Janeiro e demais regiões do Brasil que poderão ocupar o prédio histórico, tombado pelo patrimônio nacional e que foi sede do Superior Tribunal Federal (STF) até 1960, com peças teatrais, espetáculos de dança e música, mostras de cinema, cursos, seminários, palestras, eventos etc. A comissão de servidores e especialistas que irão selecionar os projetos levarão em conta, preferencialmente, os seguintes eixos temáticos: democracia, diversidade, justiça e temas sociais, além de critérios como qualidade artística, impacto social e cultural, clareza e coerência na elaboração e qualificação do tema.
Além disso, o CCJF encoraja as inscrições de pessoas negras e indígenas, integrantes de comunidades tradicionais, inclusive terreiros e quilombolas, populações nômades e povos ciganos, bem como pessoas com deficiência (PcD).
Os escolhidos serão incluídos na programação do próximo ano de acordo com a disponibilidade de pauta do CCJF e dos prazos indicados nos trabalhos. Já a execução do projeto fica condicionada à assinatura do Contrato de Ocupação de Espaço.
O Centro Cultural Justiça Federal fica na Avenida Rio Branco 241, Centro – Rio de Janeiro. Para acessar o regulamento, visite a página oficial do CCJF.
Foto: Bruno Duraes