ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Palco Instituto Cultural Vale | Conversas: A influência do Carnaval na arte contemporânea

"No Barracão" é um projeto da colecionadora Alayde Alves com os curadores Clarissa Diniz, Leonardo Antan e Thaís Rivitti, que tem como objetivo o reconhecimento e a discussão da Arte do Carnaval nas instituições artísticas.

Marina Vergara é formada em Escultura pela EBA-UFRJ. Participou como carnavalesca e escultora das Escolas de Samba da Cidade de Cabo Frio durante cinco anos (2001 a 2006). Desde 2008 é escultora da G.R.E.S. Grande Rio e atua no cenário artístico cultural com diversas mostras individuais e coletivas no Brasil e Exterior. Como docente de Artes é curadora do Projeto de Extensão "Espaços Ocupados", onde organiza semestralmente exposições dos alunos da UFRRJ. Possui atelier aberto ao público em Jacarepaguá desde 2007, onde aprimora suas pesquisas no campo da escultura.

Mulambö é artista visual, que trabalha com o universo do samba e do carnaval. Representado pela Portas Vilaseca Galeria, particpou de exposições no MAR (Museu de Arte do Rio), MAC de Niterói e o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Recentemente, inaugurou a exposição "Punta de Lanza", em  Barcelona.

Jorge Silveira é artista plástico, ilustrador,  formado pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Há dez anos atua no universo das escolas de samba, com passagem por Vila Isabel, Viradouro, São Clemente e Imperatriz. Já participou de exposições no Centro Municipal Hélio Oiticica e outros espaços. Atualmente, é carnavalesco da Mocidade Alegre, escola de samba de São Paulo, tendo sido campeão do Carnaval de 2023.

Leonardo Antan é historiador da arte, curador e escritor. Graduado e mestre em História da Arte pela UERJ, é editor do projeto multi-plataforma Carnavalize. Como curador, já realizou exposições no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica e no Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea.

Alayde Alves é colecionadora, formada em administração pela FAAP e pós-graduada em arte, crítica e curadoria pela PUC-SP. Mais do que obras de arte, Alayde coleciona conexões. Suas ações múltiplas no sistema ativam e fomentam projetos independentes e experimentais. Gosta de atuar criando pontes entre pesquisadores, curadores, artistas e outros agentes. Em 2013, fundou o grupo Art'emRede, que promove ações de formação de público como palestras, cursos livres e visitas a exposições. Fomentou a exposição Ratos e Urubus, no Centro Cultural São Paulo (2019-2020). Foi apoiadora do I Prêmio Vozes Agudas (2021). É parceira de diversos programas do Ateliê 397 e uma das fundadoras do grupo de colecionadores de arte Coleções em Conexão. Idealizadora e fomentadora do projeto "No Barracão".

17 SET
15h00 - 16h00
A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.