ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Sesc Casa Verde | Festas, sambas e outros carnavais, coletiva

29/10/2023 - Por ArtRio

A mostra destaca, por meio das festas brasileiras, a importância das artes e culturas populares e promove um diálogo entre essas manifestações de 10 estados brasileiros, mais as do bairro da Casa Verde. Tudo isso com textos de 25 autores convidados, seis filmes, um jogo interativo e série de imagens de cinco fotógrafos de diferentes gerações, com destaque para os cariocas Walter Firmo (1937) e Ratão Diniz (1984).

A exposição estará distribuída em dois núcleos, um deles o Abre alas, dedicado ao bairro paulistano berço do samba que reunirá retratos em grande escala de moradores que marcaram a história da comunidade de Casa Verde, entre representantes de agremiações, dirigentes espirituais, sambistas e ancestrais que deixaram importante legado histórico. O pintor e escultor João Cândido da Silva (1933), conhecido como Cachimbo e um dos fundadores da escola de samba Unidos do Peruche, terá uma sala dedicada ao seu trabalho.

Idealizadores da mostra, Angela Mascelani e Lucas Van de Beuque, ambos diretores do Museu do Pontal (RJ), assinam a curadoria juntamente com Tadeu Augusto Matheus, mais conhecido como Tadeu Kaçula, sambista, sociólogo e pesquisador, responsável pelo núcleo Casa Verde da exposição. O trabalho de pesquisa resultou na seleção de artistas e obras, principalmente dos acervos do Museu do Pontal (RJ), mas também dos colecionadores particulares Edmar Pinto Costa e Analu Cunha e do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (RJ).

Sesc Casa Verde | Avenida Casa Verde, 327 – São Paulo
De 27 de outubro de 2023 a 18 de fevereiro de 2024.

Terça a sexta, das 10h às 19h.
Sábado e domingo, das 10h às 18h.
Entrada gratuita.

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.