ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Casa Triângulo | Fernada Galvão: As Colinas Murmuravam e Sonhavam em Cair no Mar

14/06/2023 - Por ArtRio

Casa Triângulo apresenta a primeira exposição individual de Fernanda Galvão na galeria, com curadoria de Luana Fortes.

A primeira individual de Fernanda Galvão na Casa Triângulo, intitulada As colinas murmuravam e sonhavam em cair no mar, adensa as relações entre a produção da artista e a literatura de ficção científica. O romance A Curva do Sonho, publicado em 1971 por Ursula K. Le Guin, é o ponto de partida da exposição, a começar com o título, frase emprestada do livro. A escritora norte-americana teve uma relevante atuação no combate à ideia de que ficção científica e fantasia seriam estilos literários de menor valor.

A exposição traz pinturas de larga escala em que Galvão dá andamento à sua pesquisa pictórica, com paletas de cores expansivas, a partir das quais constrói lugares com climas e atmosferas distintos. A artista também exibe pela primeira vez uma pintura em biombo, em que explora as noções de dualidade e antagonismo e aprofunda seu interesse e estudos sobre a tradição de pintura em biombos no Japão e Coreia do Sul, após recentemente realizar uma exposição individual na galeria sul coreana Foundry Seoul.

Além disso, a individual apresenta pinturas de menor escala, em que Fernanda Galvão assume o fundo da tela como elemento pictórico e explora relações entre desenho e pintura. Estas pinturas são articuladas na maior parede do espaço da Casa Triângulo, como um conjunto que pode se separar e/ou se rearticular de diferentes formas, tendo em vista que o universo representado pela artista tem como única constante as ideias de transformação, mutação e instabilidade.

Fernada Galvão: As Colinas Murmuravam e Sonhavam em Cair no Mar
17 de junho a 29 de julho de 2023
Abertura: 17 de Junho das 14h às 18h
Casa Triângulo | Rua Estados Unidos 1324, São Paulo
Terça a sexta das 10h às 19h. Sábado das 10h às 17h

Galeria relacionada

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.