ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Sé | João Loureiro: Desacordados

17/03/2023 - Por ArtRio

João Loureiro (São Paulo, 1972) realiza exposição individual reunindo um conjunto de trabalhos, a maioria inéditos, que, com humor, inventividade e acuidade crítica, propõe questionamentos sobre naturezas de representações, sistemas de atribuição de valor e o próprio lugar social da arte. Desacordados é a primeira exposição do artista na atual sede da Sé galeria, localizada na Vila Modernista de Flávio de Carvalho. A mostra tem abertura no sábado, 18 de março, das 12h às 20h.

Ao chamar atenção para elementos cotidianos que talvez passassem despercebidos em sua banalidade, caso não tivessem sido reelaborados pelo artista, Loureiro problematiza o lugar da arte, muitas vezes através do humor. Suas esculturas e instalações costumam relativizar o espaço onde estão colocadas, alterando nossas percepções sobre ele. Loureiro se ocupa de um determinado tipo de imagem que circula em registro de generalidade, podendo ser encontrada em desenhos animados, histórias em quadrinhos e enciclopédias. O termo ilustração serve para pensarmos, não apenas a individual na Sé, mas todo o seu corpo de trabalho. São projeções usuais a todos nós, como se o artista buscasse denominadores comuns das representações históricas de certos objetos, investigando as decisões que regem as formas de representar.

João Loureiro: Desacordados
18 de março a 13 de maio de 2023
Abertura: 18 de março, das 12h às 20h
Sé Galeria
Al. lorena, 1257. Vila modernista, casa 2, São Paulo
Terça a sexta, 12-19h; Sábado, 12-17h


João Loureiro, O diabo de ouro, 2021

Galeria relacionada

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.