ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Centro Cultural Inclusartiz | MANHÃ NUNCA ACABA, de Béla Pablo Janssen

02/03/2023 - Por ArtRio

O Centro Cultural Inclusartiz abre ao público neste sábado, dia 4 de março, a exposição MANHÃ NUNCA ACABA, de Béla Pablo Janssen, artista alemão que expõe pela primeira vez no Brasil. A individual irá ocupar parcialmente o segundo andar do centro cultural — destinado a ser um ateliê coletivo e espaço expositivo para os artistas residentes — com trabalhos recentes do artista que, entre dezembro de 2022 e fevereiro deste ano, integrou o Programa de Residência Artística e Pesquisa do Instituto Inclusartiz, em paralelo à sua residência na FAAP, em São Paulo.

A pesquisa e as obras de Janssen, que já estiveram presentes em instituições de arte e feiras no Japão, Suíça, França, entre outros países, agora ganham um novo desdobramento em solo brasileiro. Com texto crítico e orientação de Lucas Albuquerque, curador e Coordenador do programa de residência do Inclusartiz, a mostra conta com a série “Horizontal agora vertical” (2022), em que o artista faz uso de guarda-sóis como suporte para a criação de pinturas instalativas que integram seus exercícios de figurar o nascer do sol e materializar, assim, a frase que guia este corpo de trabalhos. Outra série presente na exposição é “Sim, Sim, Segredos Fugazes” (2022), que toma como discussão a condição da pintura, fazendo o uso da alegoria da cortina como pista para a criação de obras que lidam com a autorreflexividade e a representação.

A participação de Béla Pablo Janssen no Programa de Residência Artística e Pesquisa do Instituto Inclusartiz, assim como a realização de sua individual, estão alinhadas ao projeto de fomento à arte contemporânea global promovido pelo Inclusartiz desde a sua criação, que tem como objetivo o intercâmbio cultural e o compartilhamento de saberes entre artistas, curadores e pesquisadores a nível nacional e internacional.

MANHÃ NUNCA ACABA, de Béla Pablo Janssen
4 de março a 9 de abril de 2023
Abertura: sábado, 4 de março, das 16h às 20h
Centro Cultural Inclusartiz — Rua Sacadura Cabral, 333, Gamboa
Visitação: terça a domingo, das 11h às 18h

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.