ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Verve | Estranho Comum, de Adriel Visoto

28/02/2023 - Por ArtRio

A VERVE apresenta “Estranho Comum”, primeira exposição individual de Adriel Visoto (Brazópolis, 1987) como artista representado pela galeria e sua primeira exposição individual na cidade de São Paulo. O pintor mineiro apresenta em seus trabalhos pequenas narrativas privadas, confessionais com toques autobiográficos em torno de experiências triviais e rituais cotidianos, vivenciados sobretudo no espaço doméstico. As pinturas são sempre desenvolvidas em pequenos formatos, escolha que acentua e reforça suas dimensões objectuais, domésticas e afetivas.

Acerca dos pequenos formatos característicos do trabalho, o curador Ivo Mesquita, que assina o texto crítico da mostra, ressalta sua qualidade enquanto “objetos preciosos e singulares, que miniaturas e pequenos formatos – sempre próximos das mãos, do olhar, do corpo – atravessaram os tempos guardando memórias, e persistem, conceito e forma, entre as práticas da pintura contemporânea.”. Evidenciando o momento de forte valorização da linguagem da Pintura Figurativa nos dias atuais, Mesquita ainda comenta como “a figuração tem esse efeito desviante, (…) introduzindo subjetividade, representação, sentimento no plano da representação. E o artista faz isso de forma elegante, sóbria e sedutora.”

As cenas retratadas poderiam sugerir uma narrativa de cunho puramente autobiográfico, por conta do caráter intimista e afetivo, mas não seria este seu aspecto principal, como conclui o curador: “Se alguma história está inserida nestes fragmentos, por vezes cinemáticos, a sua reconstrução é deixada ao espectador, que projeta na tela uma experiência semelhante ou diversa daquela representada.”.

Estranho Comum, de Adriel Visoto
4 de março a 4 de abril de 2023
Abertura: 04 de Março de 2023, das 11h as 17h
Verve Galeria
Avenida São Luis, 192, Sobreloja 06, República, São Paulo
Horários: Terça a sexta-feira, das 11h às 18h
Sábado, das 12h às 17h


Fast food, 2023

Galeria relacionada

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.