ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Fortes D’Aloia & Gabriel | Frank Walter

28/02/2023 - Por ArtRio

Fortes D’Aloia & Gabriel anuncia a primeira exposição no Brasil do histórico pintor afro-caribenho Frank Walter (1926-2009). A sua obra tem se firmado como uma das maiores da diáspora afro-caribenha, sendo reconhecida com uma retrospectiva na 57ª Bienal de Veneza e grandes exposições em Londres, Nova York, Edimburgo, Frankfurt e Bruxelas. Além de pinturas, Walter fez esculturas em madeira, escreveu textos sobre estética, política, a relação entre homem e natureza, e fez poesia e ópera. Em sua produção, respondeu a motivos da arte moderna europeia, explorou o espaço cósmico e pintou paisagens de seu entorno no Caribe.

A obras expostas retratam horizontes locais de Antígua e Barbuda, seu país natal, e espaços imaginados pelo artista. São pinturas em pequenas dimensões que surpreendem pela amplidão de sua visão e pela elaboração de composição. Observador agudo do mundo natural, Walter pintava com os meios à mão. Sua escolha por pequenos formatos permitia trabalhar no colo, sobre uma mesa ou na palma da mão, como que tomando notas. O verso de suas paisagens revela retratos de pessoas, fotografias de hotéis em Antigua e encartes de rolo de filme, compondo um registro material das memórias de Frank Walter.

A mostra é acompanhada por um ensaio de Barbara Paca, curadora e pesquisadora responsável pelo acervo, catalogação e arquivo de Walter, e um texto crítico de Kleber Amâncio, professor e pesquisador de história.

Frank Walter
4 de março a 15 de abril de 2023
Fortes D’Aloia & Gabriel
Rua James Holland 71, Barra Funda, São Paulo


Untitled, s/d. Eduardo Ortega. Cortesia do artista e Fortes D’Aloia & Gabriel, São Paulo / Rio de Janeiro, Brasil.

Galeria relacionada

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.