ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Fortes D’Aloia & Gabriel | Antonio Tarsis: recipe for disaster

28/02/2023 - Por ArtRio

Fortes D’Aloia & Gabriel apresenta “recipe for disaster”, a primeira exposição individual de Antonio Tarsis (Salvador, 1995) desde o anúncio de sua representação. Tarsis coleta objetos como caixas de fósforo, pedaços de papelão, latas de tinta e carvão numa prática diária que funciona como um exercício de compreensão de si e da paisagem em seu entorno. Sua obra envolve a colagem e sobreposição de elementos escolhidas pelo artista tanto pelos seus atributos formais quanto pelas associações sócio-históricas que carregam. É nessa intersecção entre dois eixos, formais e sociais, embutidos no objeto artístico que elabora o teor crítico de sua obra.

A presente exposição reúne uma seleção de obras inéditas que revelam uma ampla expressão e desdobramento da prática do artista, com novas colagens de grande e médio formato, assemblages e desenhos. Tarsis recolhe caixas de fruta de várias partes do mundo, desconstruídas e recompostas com outros elementos em obras que registram o circuito geográfico das embalagens de mercadorias. A recombinação desses fragmentos leva a uma superfície pictórica marcada por ritmos díspares, concatenação de texturas e justaposições cromáticas. A mostra também conta com um corpo de trabalho composto a partir de caixas de fósforo, empregadas como partes construtivas de arranjos plásticos. A natureza delicada de seu vocabulário material, do papel de seda ao carvão e às caixas de fósforo, contrasta com a expansão gráfica de suas composições, que aproximam-se ora da paisagem, ora da décollage. Com a matéria em transformação, esses trabalhos processam objetos transitórios, realojados em novas vizinhanças de sentido.

A mostra é acompanhada de um ensaio crítico do pesquisador e curador Thiago de Paula Souza.

Antonio Tarsis: recipe for disaster
4 de março a 15 de abril de 2023
Fortes D’Aloia & Gabriel
Rua James Holland 71, Barra Funda, São Paulo


Leaf IV, 2023. Eduardo Ortega. Cortesia do artista e Fortes D’Aloia & Gabriel, São Paulo / Rio de Janeiro, Brasil.

Galeria relacionada

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.