ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

SESC Duque de Caxias | Maternagem: percepções sobre o nascer

15/02/2023 - Por ArtRio

A exposição “Maternagem: percepções sobre o nascer”, realizada pela plataforma Artistas Latinas, chega ao Sesc Duque de Caxias a partir de 03 de março para discutir as múltiplas vivências das mulheres artistas com a maternidade, reunindo trabalhos das artistas Bárbara Milano, Nazaré Soares, Mônica Ventura, Arcasi, Thaís Basílio e Mariana Maia. A curadoria fica a cargo de Carolina Rodrigues, que vem desenvolvendo pesquisas que interseccionam arte e maternidade, além de integrar o conselho curatorial da plataforma.

A temática gira em torno de diferentes situações que afetam a vida das mulheres que são atravessadas pela experiência do maternar, sejam como mães, filhas ou irmãs, passando pelas dinâmicas dos cuidados, das emoções envolvidas, a reivindicação da sobrevivência das subjetividades, pulsões de vida – mesmo em meio a tantas adversidades – e a potência de presenças imateriais daquelas que um dia foram portais para a chegada das que aqui estão ou que não chegaram a nascer.

Além da exposição, a mostra contará com um programa educativo paralelo, que tem como objetivo criar reflexões e relatos de vivências múltiplas com intersecções instigantes sobre o maternar e o fazer artístico, além da abordagem de questões urgentes para as vulnerabilidades sociais que são potencializadas pelo lugar determinado para as mulheres mães no mundo contemporâneo e estratégias possíveis para subverter esse sistema. Participarão desses encontros doulas, pesquisadoras e artistas que, em conjunto com o público, criarão discussões em três encontros e uma oficina.

A exposição ficará em cartaz de 04 de março a 20 de maio, de terça a sábado, de 8h às 17h, no Sesc Duque de Caxias, localizado na Rua General Argolo, 47, Centro.

Maternagem: percepções sobre o nascer
4 de março a 20 de maio
SESC Duque de Caxias
Rua General Argolo, 47, Centro
Terça a sábado, de 8h às 17h


Bárbara Milano, MÃE, 2019

Galeria relacionada

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.