ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

EAV Parque Lage | Abre Gira, de Bruno Miguel

30/01/2023 - Por ArtRio

Através da mistura de tintas acrílica, a óleo e em spray, os trabalhos de Bruno em Abre Gira exibem pinturas sobre tapeçarias antigas compradas em leilões. As obras apresentam entidades e orixás, representações sincréticas religiosas e manifestações presentes na cultura brasileira, como samba, capoeira e festas populares. Desse modo, o artista procura estabelecer ligações com a memória do outro em sua produção, a partir de suportes já existentes e de uso corriqueiro, buscando facilitar o acesso à obra, por meio das vivências afetivas em comum. Neste caso, o sincretismo da umbanda, religião que professa, e outras expressões culturais brasileiras.

“Se grande parte da arte ocidental tem sua origem associada à pintura religiosa cristã, ao retratar elementos de uma crença de matriz africana sobre tapetes, cuja origem é de uma tradição europeia, o artista ressignifica esses tecidos e acrescenta a eles a cultura miscigenada brasileira. Nesse processo, o artista inverte a lógica do protagonismo”, ressalta André Sheik, curador da exposição.

Abre Gira, de Bruno Miguel
2 de fevereiro a 2 de abril de 2023
Abertura: 02 de fevereiro de 2023, de 19h às 21h
Visitação: das 10h às 17h, de quinta à terça-feira
Cavalariças do Parque Lage – Rua Jardim Botânico, 414 – Rio de Janeiro

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.