ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Janaína Torres | Sopro, de Gabriel Pitan Garcia

26/01/2023 - Por ArtRio

Iniciando o cronograma de exposições de 2023, a Janaina Torres Galeria inaugura, em 28 de janeiro, as individuais Sopro, de Gabriel Pitan Garcia, e Clarão, de Pablo Ferretti, que apresentam produções inéditas. A ocupação integral da galeria, com duas mostras concomitantes, abre uma nova experiência de formato expositivo dentro do espaço.

Primeira exposição individual de Gabriel Pitan Garcia (São Paulo, 1994), Sopro traz um conjunto de desenhos em grandes dimensões, realizados com materiais diversos, como seda, alumínio e papelão, e marcados por uma paleta monocromática que enfatiza o cinza. Quem assina o texto da mostra é Thiago Honório, que aponta para a gestualidade desses desenhos: “Certa tormenta, um torvelinho na cabeça e na alma, lateja nos traços evidenciados pelos mais variados estados de ânimo, dilatados pelas superfícies com texturas diversas: traços duros, interrompidos, estilhaçados, feitos com grafite, mais deslizantes e caligráficos quando realizados com nanquim, mais borrados e fugidios executados com carvão, ou mesmo mais contínuos e uniformes se produzidos com caneta permanente. Ainda acerca desse torvelinho, não é fortuita a presença cinética da espiral, do tornado, do redemoinho — uma dada voragem —, que é recorrente neles”.

Sopro, de Gabriel Pitan Garcia
28 de janeiro a 17 de fevereiro de 2023
Abertura sábado, 28 de janeiro de 2023, em horário especial das 14h às 18h
Horário de visitação: de terça a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h
Rua Vitorino Carmilo, 427, Barra Funda, São Paulo


Foto Filipe Berndt

Galeria relacionada

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.