ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

MAM Rio | “AQUI ESTAMOS”, de UÝRA no Programa Supernova

29/11/2022 - Por ArtRio

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) inaugura, no dia 11 de dezembro, a terceira exposição do programa Supernova, plataforma para a produção de arte contemporânea ao longo do território brasileiro. AQUI ESTAMOS, individual da artista visual indígena UÝRA, é um projeto concebido para o museu carioca, com curadoria de Beatriz Lemos. A mostra reúne múltiplas histórias de pessoas indígenas em diáspora pelo território nacional.

Artista visual, pesquisadora, educadora e mestra em Ecologia nascida em Santarém (PA), UÝRA utiliza o corpo como suporte para narrar histórias de diferentes naturezas, por meio de performances e instalações.

UÝRA é indígena em retomada, habitante da periferia de Manaus. Trabalha a partir de uma relação com o território para criar manifestações materiais de presenças indígenas, seja a partir de sua própria identidade ou de outras pessoas indígenas com as quais trabalha. Sua poética foca na procura da autoestima coletiva e da continuidade da vida, ressaltando a abundância de experiências dos parentes indígenas com o espaço, a memória e o tempo, estimulando encontros e a criação de vínculos.

Programa Supernova: UÝRA – Aqui estamos
11 de dezembro a 2 de abril de 2023
MAM Rio
Av. Infante Dom Henrique, 85 Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro
Quintas, sextas, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Aos domingos, das 10h às 11h, visitação exclusiva para pessoas com deficiência intelectual
Contribuição sugerida de 20 reais, com opção de acesso gratuito


Retrato de UÝRA por Alonso Júnior

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.