ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

RV Cultura e Arte | Sonho, queda livre, de Felipe Rezende

21/11/2022 - Por ArtRio

A partir de 23 de novembro, às 19h, a RV Cultura e Arte apresenta Sonho, queda livre, exposição individual do artista baiano Felipe Rezende, com texto de Catarina Duncan.

A mostra apresenta um apanhado da produção do artista entre 2021 e 2022, em que Felipe aprofunda sua pesquisa relacionada ao universo do trabalho braçal e precarizado, e o impacto dessas atividades extenuantes sobre os corpos. Em obras guiadas por forças conflitantes como desgaste e regeneração, homens em estado de repouso, ferramentas de trabalho lânguidas e vistas do céu ao final do expediente se tornam elementos recorrentes para construir desenhos, pinturas, instalações e vídeos. “Nesses retratos estão pequenas vinganças, de trabalhadores que insistem em cozinhar o galo na hora do almoço, quebrar o brinquedo do patrãoarriar a bateria e compartilhar com a paisagem o sonho”, analisa Catarina Duncan.

“A questão do trabalho está diretamente relacionada à questão do descanso – esses gestos tão cotidianos quanto universais se fazem presentes na produção de Felipe Rezende. Ao observarmos suas obras, vemos trabalhadores, humanos e não humanos, em estado de suspensão, seus corpos e estruturas levitam, derretem, se rompem e adormecem, afirmando o direito ao tempo, ao ócio e ao sonho”, completa a curadora no texto que acompanha o projeto.

Entre os trabalhos incluídos na exposição está a série Tempestade, bonança, tempestade, um grupo de oito pinturas em óleo sobre lona locomotiva. Nestas obras, Felipe propõe um conjunto de fabulações sobre o intervalo entre jornadas de trabalho no campo, partindo de experiências pessoais — decorridas principalmente na cidade de Barreiras e adjacências — para se debruçar sobre o potencial delirioso dos momentos de pausa entre atividades extenuantes.

“As referências das figuras que abundam em minhas pinturas são sempre retiradas do meu entorno, da observação, de experiências como ajudante em diversos serviços no interior da Bahia e permeiam todos as obras, inclusive os trabalhos da série Tempestade, bonança, tempestade. Gosto de pensar que eu estou fundando uma espécie de universo ficcional, como na literatura de García Márquez, Samuel Beckett, Jorge Amado ou como no cinema de Tsai Ming-liang: narrativas que criam geografias em que personagens migram de uma obra para a outra, aparecem e desaparecem, instituindo um tecido social”, comenta o artista.

Sonho, queda livre pode ser visitada até 07 de janeiro de 2023 presencialmente na RV Cultura e Arte – de segunda a sexta, das 10:00 às 18:00 e aos sábados das 10:00 às 14:00; e de forma online, pelo site da galeria (www.rvculturaearte.com).

 

“Sonho, queda livre”,  de Felipe Rezende

23/11/2022 a 07/01/2023, visitação gratuita
Segunda a sexta, das 10:00 às 18:00 e aos sábados das 10:00 às 14:00
RV Cultura e Arte
Av. Cardeal da Silva 158, Rio Vermelho – Salvador/BA
www.rvculturaearte.com
Mais informações: 71 33474929 | contato@rvculturaearte.com
(Larissa Martina, RV Cultura e Arte)

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.