ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Museu Bispo do Rosário | “Monumental”, de Paul Setúbal

17/11/2022 - Por ArtRio

O Museu Bispo do Rosário, na Taquara, Zona Oeste do Rio, inaugura a exposição “Monumental”, em que o jovem artista Paul Setúbal dialoga com a obra de Arthur Bispo do Rosário a partir da fricção e do questionamentos dos sentidos de virilidade, competição, belicismo e violência que norteiam boa parte da História e da memória coletiva brasileiras.

O projeto tem como peça central uma escultura monumental inédita, em que Setúbal põe de ponta-cabeça uma estátua equestre retratando Dom Pedro I, estabelecendo uma conversa com duas obras de arte do século XIX: a pintura de 1888, “Independência ou morte” (ou “Grito do Ipiranga”), de Pedro Américo, presente no Museu do Ipiranga, em São Paulo, e a escultura pública retratando o monarca, datada de 1862, localizada na Praça Tiradentes, no Centro do Rio.

Executada com o auxílio do também artista Guga Ferraz, de acordo com os saberes e materiais das alegorias de carnaval, a peça, de cerca de 3 metros de altura e 2,5 metros de largura, vai ocupar o vão central do saguão principal do Museu Bispo, onde outros trabalhos do artista goiano, como o conjunto de mochadores “A coroa do rei” e o chapéu “A grande peleja”, inspirado na guarda imperial, dialogam com obras de Bispo como “Eu vim” e “Carrossel”. Setúbal apresenta ainda o vídeo “Monumental”, uma edição de imagens de derrubadas de estátuas de colonizadores e escravistas ao redor do mundo.

A curadoria de Monumental é de  Daniela Name, Jean Carlos Azuos e Thiago Fernandes, cujas trajetórias têm em comum o fato de serem críticos de arte da Revista Caju, idealizadora do projeto. A produção é de Jocelino Pessoa. O catálogo virtual trará textos inéditos de cada um dos três curadores e uma apresentação de Ricardo Resende, curador do Museu Bispo, além de um ensaio poético da arquiteta Paula de Oliveira Camargo, a respeito de monumentalidade e patrimônio.

ABERTURA COM VISITA PRÉVIA À PRAÇA TIRADENTES

“Monumental” vai oferecer um duplo acontecimento no dia 26 de novembro, sábado, data da abertura da mostra, antes da inauguração do Museu Bispo. Às 13h30, o crítico e pesquisador Thiago Fernandes e a curadora Carolina Rodrigues vão fazer uma visita mediada à estátua equestre de Dom Pedro I na Praça Tiradentes. O programa é gratuito e os interessados também ganham acesso a um ônibus que parte do Centro para o Museu Bispo, na Taquara, retornando depois da inauguração para a Praça Tiradentes.

Museu Bispo do Rosário
Estrada Rodrigues Caldas 3400 – Taquara
29 de novembro a 4 de fevereiro de 2023
Terça a sexta, das 10h às 17h
Entrada gratuita 

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.