ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Verve | Animal Ferido, de Igor Vidor

16/11/2022 - Por ArtRio

VERVE inaugura Animal Ferido, exposição individual de Igor Vidor com texto crítico de Carollina Lauriano. O artista, que em sua pesquisa investiga mecanismos de poder e opressão, apresenta trabalhos inéditos que incorporam sinais de violência e injustiça social profundamente enraizadas no cotidiano da sociedade brasileira, refletindo como estas condições se repetem e perpetuam símbolos de violência, que ganham novos significados ao longo do tempo.

Em Animal Ferido, Vidor procura construir uma genealogia da violência a partir dos primeiros eventos do Brasil República, apresentando um conjunto de obras que lidam com representações alegóricas da Flora e, principalmente, da Fauna brasileiras, com símbolos diretamente ligados às instituições que detém o monopólio da força no país, em continuidade a sua investigação acerca da alegoria na produção da imagem da Segurança Pública perante a sociedade. Através de colagens, impressões e esculturas, o artista investiga a História e cria paralelos a partir da junção de objetos e diferentes materiais, como o latão e a aramida (tecido à prova de balas). Essa variedade de peças reivindica uma arte conceitual de episteme latino-americana, que se desvia de padrões eurocêntricos e procura reconstituir um cenário possível somente no Brasil.

Neste movimento, Vidor ainda conta com outros dois artistas convidados, que adicionam camadas de complexidade à exposição: Gilson Plano e Silvio Borges, que contribuem com uma visão mais onírica e poética acerca das bestialidades a serem apresentadas em Animal Ferido. Sobre o conceito geral da mostra, a curadora Carollina Lauriano observa que “Animal Ferido não se propõe a tecer comentários diretos sobre como a extrema direita tomou o país de assalto, criando resultados desastrosos para a sociedade brasileira como um todo, (…) mas apresenta caminhos para compreender os perigos de uma história única que, em um primeiro momento se apresenta como tragédia, depois como farsa.”, conclui.

Animal Ferido, de Igor Vidor
12 de novembro a 22 de janeiro de 2023
Terça a sexta-feira, das 11:00 às 18:00h
Sábado, das 12:00 às 17:00h
Verve Galeria
Avenida São Luis, 192, Sobreloja 06, República, São Paulo

Galeria relacionada

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.