ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Fortes D’Aloia & Gabriel | Marina Rheingantz: Sedimentar

31/10/2022 - Por ArtRio

A Fortes D’Aloia & Gabriel apresenta “Sedimentar”, exposição de obras inéditas de Marina Rheingantz no Galpão, em São Paulo. A mostra é um marco na trajetória da artista, um mergulho decisivo na abstração – das pinturas em grande formato, por vezes em escala monumental, às aquarelas, bordados e tapeçarias em pequena e média escala. É novo o uso visceral de manchas empastadas, em massas descontínuas e quebradiças, como feridas na superfície pictórica.

Tomemos a pintura Rastro (2022), a maior obra da exposição, um vasto arranjo compositivo que Rheingantz pintou ao longo de sete meses. Ao longe, vemos seus campos ásperos de cor tomar a consistência de uma paisagem árida. De perto, são pontos de matéria bruta entre aglutinações de tinta que indicam o uso que a artista fez da própria tela como paleta: são elementos dispersos pelo caminho que perderam qualquer propriedade simbólica ou sentido alusivo. Tornam-se só matéria física.

A tapeçaria e os bordados de Rheingantz são traduções de suas telas em outro suporte, e decompõem os gestos amplos da pintura na técnica rítmica e iterativa da tecelagem. O ponto do bordado reaparece na técnica da pintura em toques curtos de pincel, e outros elementos remetem às tramas e brocados. A repartição esquemática entre disciplinas e técnicas dá lugar a um procedimento pictórico híbrido. Esses trabalhos preenchem o trajeto entre as obras de maior escala como pontos de ancoragem na espacialidade turbulenta da exposição.

Marina Rheingantz: Sedimentar
29 de outubro a 21 de dezembro 2022
Fortes D’Aloia & Gabriel
Rua James Holland 71, Barra Funda, São Paulo
Terça – Sexta-feira: 10h – 19h
Sábado: 10h – 18h


Magma, 2022

Galeria relacionada

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.