ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Simões de Assis de São Paulo | Yêdamaria: Políticas da Intimidade

14/10/2022 - Por ArtRio

“Yêdamaria: Políticas da Intimidade” ocupa o andar térreo da sede paulistana da Simões de Assis, a exposição celebra a vida e o patrimônio artístico da professora e artista baiana Yêdamaria (1932 – 2016), que se dedicou à arte por mais de cinquenta anos.

A mostra conta com trabalhos de diversas fases, da década de 1960 até a de 1990, e texto crítico de Horrana de Kássia Santoz. Nas palavras da curadora: “Yêdamaria: Políticas da Intimidade, é uma exposição que convida a ver de perto, que trama vizinhanças. As obras que compõem o conjunto em exibição dão indícios de uma artista profícua e ainda por ser decifrada, mas que a pouco batemos a sua porta, para nos aconchegar no seu lugar.”

Sua pintura transita entre a figuração e a abstração, tendo trabalhado com guaches, litografias e pinturas com tinta à óleo, incorporando uma densa matéria de pigmentos. Sua obra se iniciou com paisagens marinhas, mas logo ganhou cunhos políticos e raciais, incorporando uma iconografia mais baiana com elementos de religiões afro-brasileiras. Além disso, suas célebres pinturas de naturezas-mortas e mesas reconstituem rituais cotidianos com lirismo e afetividade, a partir de suas memórias de infância, dos elementos tropicais de sua cidade natal e da influência da pop art. Na data da morte da artista, em 2016, o artista e curador Emanoel Araujo declarou que sua obra “estampava a força e a coragem de uma mulher lutando contra tudo e contra todos, uma luta íntima, que o tempo irá fazer justiça ao seu talento e assim sua obra estará livre para cumprir a missão das incertezas de todo artista”.

Yêdamaria: Políticas da Intimidade
20 de outubro a 10 de dezembro de 2022
Simões de Assis São Paulo
R. Sarandi, 113a – Cerqueira César, São Paulo
De segunda a sexta, 10h-19h; sábado, 10h-15h

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.