ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Carpintaria | FALA COISA, exposição com obras de Barrão e Josh Callaghan

29/08/2022 - Por ArtRio

A Carpintaria tem o prazer de apresentar FALA COISA, um diálogo entre trabalhos inéditos de Barrão (Rio de Janeiro, Brasil, 1959) e Josh Callaghan (Pennsylvania, EUA, 1969). Com curadoria de Raul Mourão, a mostra suscita pontos de contato entre cada um dos artistas, desdobrando afinidades entre suas investigações. Ambos escultores, eles reconfiguram, por meio do trabalho manual aliado a uma bem-humorada bricolagem, objetos de uso doméstico. A exposição retoma e atualiza uma interlocução duradoura, iniciada na década de 1990 quando Callaghan esteve no Brasil no contexto da mostra coletiva NY/SP, na Galeria Camargo Vilaça.

O título da exposição, FALA COISA, sugere um passo além da fisicalidade muda do objeto de arte e situa as obras aqui presentes no plano de uma cena dialógica envolvendo o espectador, o artista e os objetos eles próprios. Nesse diálogo, as identidades ou usos pré-atribuídos de cada coisa dão lugar a um regime relacional de comunicação semelhante a uma dramaturgia objetual, ressaltando os componentes teatrais e cenográficos da obra dos dois artistas.

Em Manfrotto’s Dream (2022), de Callaghan, raízes e tripés, a partir de seu parentesco formal ambíguo, negociam seu conteúdo semântico original para aceder a um regime misto em que os termos fixos cedem a uma relação mutante tripé-árvore. Nessa cena dialógica, tanto as árvores quanto os tripés ganham conotações inéditas, deslocando os valores semânticos a eles associados. Da mesma maneira como uma rima é um padrão acústico emergindo do encontro entre palavras concatenadas, em Seleção Natural (2022), de Barrão, as louças enxertadas conformam uma estrutura de interferências deliberada – signos que não formam uma malha coerente, mas disputam espaço num arranjo simultaneamente amorfo e ordenado. Se os tripés pudessem sonhar, se as louças fossem animadas por um princípio de atração invisível, falariam de si em termos dos objetos aqui expostos.

FALA COISA, exposição com obras de Barrão e Josh Callaghan
03 setembro a 29 outubro de 2022
Carpintaria: Fortes D’Aloia & Gabriel
Rua Jardim Botânico 971, Jardim Botânico, Rio de Janeiro
Terça a Sexta das 10h às 19h; Sábado das 10h às 18h
Abertura: 03 setembro das 15h às 18h

Galeria relacionada

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.