ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Cavalo | Pedro Caetano: Ninguém Dorme

20/07/2022 - Por ArtRio

No próximo dia 21 de julho, a Cavalo inaugura ‘Ninguém dorme’, a segunda individual de Pedro Caetano na galeria localizada no bairro de Botafogo. A exposição conta com pinturas, esculturas e instalações inéditas, produzidas ao longo de 2021 e 2022 pelo artista baseado em São Paulo.

O artista conta que ‘ninguém dorme’ era uma expressão muito usada em sua juventude em São Paulo – uma espécie de acordo tácito entre amigos na balada, um pacto de não desistência da noite, uma promessa de sintonia até a alvorada do dia seguinte. Com o passar dos anos, a ideia de proibição do descanso deixou o campo da recreação e adquiriu tom de horror, insônia, ansiedade e constante estado de fadiga. Nesse contexto, sua nova individual reflete sobre o espírito dos últimos tempos – gravitam principalmente ao redor da questão da pandemia e do coronavírus. A partir desse espaço-tempo surge um repertório eclético: da trivial insistência das mídias sociais – o Tik Tok -, campanhas de vacinação e fé na ciência, do negacionanismo científico à pseudociência, das compulsões e abusos gerais do periodo de hibernação pandêmico, passando pela relação banal entre as pinturas de  Alfredo Volpi e maços de cigarro; ou entre homens brancos que não sabem dançar ao som de reggae e forma política da arte contemporânea; a precarização do trabalho e da vida coletiva e a fragilidade do presente como um todo.

Ninguém dorme, de Pedro Caetano
22 de julho a 10 setembro de 2022
Abertura: 21 julho 2022 às 18h
Cavalo | Rua Sorocaba 51 – Botafogo, RJ
Para mais informações contate a galeria em info@galeriacavalo.com


Pedro Caetano, Sem título, 2022

Galeria relacionada

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.