ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

MASP | Joseca Yanomami: nossa terra-floresta

13/07/2022 - Por ArtRio

Joseca Yanomami é um artista visual integrante da comunidade Watoriki, da Terra Indígena Yanomami na região do Demini, Amazonas. Participou de exposições na Fundação Cartier, em Paris, e no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo — na mostra Histórias mestiças, curada por Adriano Pedrosa e Lilia Moritz Schwarcz. Os desenhos do artista representam elementos e histórias da vida, do cotidiano, do contexto e da cosmologia Yanomami.

A mostra do MASP reunirá um conjunto extraordinário de 93 desenhos, a grande maioria da obra em papel produzida até hoje pelo artista, doados ao museu por Clarissa Tavares, em 2021. As obras corroboram com a missão do museu de ser uma instituição mais diversa, inclusiva e plural em sua política de acervo, que procura preencher lacunas históricas da coleção, e revelam o interesse especial do MASP nas Histórias indígenas, antecipando o ano de 2023 que será dedicado ao tema na programação.

Um catálogo será publicado com a reprodução de todas as obras, e ensaios de especialistas especialmente comissionados para a ocasião.

Joseca Yanomami: nossa terra-floresta
29 de julho a 30 de outubro de 2022
MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista
Horários: terça grátis, das 10h às 20h (entrada até as 19h); quarta a domingo, das 10h às 18h
(entrada até as 17h); fechado às segundas
Agendamento on-line obrigatório pelo link masp.org.br/ingressos
Ingressos: R$ 50 (entrada); R$ 25 (meia-entrada)


Joseca Yanomami, Urihi xi wãrii tëhë thë urihi huëmaɨ wihi thëã, [Os xamãs seguram a terra quando esta entra em caos], 2011. Caneta hidrográfica, lápis de cor e lápis grafite sobre papel, 21 x 30 cm. Doação de Clarice Tavares ao acervo MASP, 2021.

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.