ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

MASP | Dalton Paula: retratos brasileiros

13/07/2022 - Por ArtRio

A produção artística de Dalton Paula (Brasília, 1982) destaca-se pelo trânsito entre pintura, instalação, fotografia, vídeo e objeto, e baseia-se em uma pesquisa que busca interpretar criticamente acontecimentos históricos e a trajetória da população negra no Brasil, país que, atualmente, tem a segunda maior população de origem africana no mundo, atrás apenas da Nigéria.

As pinturas que o artista vem realizando desde 2018 apresentam homens e mulheres negras que lutaram por liberdade e justiça ao longo dos séculos, personalidades históricas que tiveram suas imagens apagadas ou subrepresentadas na história brasileira. Com elas, Dalton Paula confere dignidade, visibilidade e reconhecimento a essas personagens, processo que é expandido com a presença destas obras em coleções e com a exposição em si.

“Dalton Paula: retratos brasileiros” ocorre paralelamente à mostra coletiva organizada por todos os curadores do museu e intitulada Histórias brasileiras. Um catálogo ilustrado com imagens de todos os trabalhos da exposição e pequenas biografias das personagens, assim como textos dos curadores e de convidados, irá acompanhar a mostra.

Dalton Paula: retratos brasileiros
29 de julho a 30 de outubro de 2022
MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista
Horários: terça grátis, das 10h às 20h (entrada até as 19h); quarta a domingo, das 10h às 18h
(entrada até as 17h); fechado às segundas
Agendamento on-line obrigatório pelo link masp.org.br/ingressos
Ingressos: R$ 50 (entrada); R$ 25 (meia-entrada)


Dalton Paula (Brasília, Brasil, 1982), Maria Firmina dos Reis, 2022. Folha de ouro e óleo sobre tela, 61 x 45 cm. Foto Paulo Rezende

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.