ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

RV Cultura e Arte | CO_LAPSO, de Igor Souza

13/12/2021 - Por ArtRio

A partir de 15 de dezembro, a RV Cultura e Arte apresenta, em formato presencial e online, o projeto CO_LAPSO, viewing room do artista baiano Igor Souza, com texto de Deri Andrade. Reunindo bases poéticas extraídas da mecânica quântica à sua busca pelo que chama de Arquitetura do Intangível, Igor Souza propõe em CO_LAPSO um conjunto de obras que apontam para ideias de imprecisão e incerteza, ao mesmo tempo em que discutem aspectos litúrgicos e da ancestralidade coletiva. “Como em um processo de deglutição da própria memória em movimento, criando pontes e cruzamentos entre o real e o metafísico, Igor Souza estabelece interesses que envolvem uma noção de jogos enquanto elementos que se cruzam em campos de possibilidades. Nas pinturas realizadas durante o máximo momento de introspecção imposto pelas condições atuais, vicissitudes permeiam o imagético em uma trama de significados afetivos, temporais e espaciais”, analisa o pesquisador e curador Deri Andrade.

Na exposição, são apresentadas mais de trinta pinturas inéditas produzidas ao longo de 2021 que exploram texturas e composições gestuais nas quais Igor usa a imagem do seu próprio corpo para gerar situações pictóricas. “Anteriormente meu processo de produção estava muito ligado a evocação de imagens que estavam no meu inconsciente, gerando manchas e acidentes sobre os suportes e deixando que a combinação dos elementos estabelecesse uma comunicação com o mundo. Com o isolamento, durante a pandemia, eu comecei a perceber meu próprio corpo como gerador de imagens no tempo, rascunhando rastros de movimentos que então passaram a estruturar a composição das obras”, comenta o artista.

CO_LAPSO, de Igor Souza
15 de dezembro a 30 de janeiro de 2022
Av. Cardeal da Silva 158, Rio Vermelho – Salvador/BA
Segunda a sexta, das 10h às 18h e aos sábados das 10h às 14h
Também disponível online no site www.rvculturaearte.com

Conheça a galeria e suas obras disponíveis na página da RV Cultura e Arte no artrio.com

Galeria relacionada

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.