ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

Casa Triângulo | Antonio Henrique Amaral: Pelo Avesso

16/09/2021 - Por ArtRio

Casa Triângulo apresenta ‘Antonio Henrique Amaral: Pelo Avesso’, primeira exposição de Antonio Henrique Amaral (1935-2015) na galeria, com curadoria de Pollyana Quintella e Raphael Fonseca.

Múltiplo e polifônico, Antonio Henrique Amaral empenhou-se em construir uma obra que resistisse a sentidos unívocos. Suas mais de seis décadas de produção nos legaram um percurso multifacetado que vem sendo matéria de revisões recentes através de ensaios e exposições monográficas que situam o artista para além das suas icônicas e emblemáticas Bananas, realizadas entre 1968 e 1975.

A mostra ‘Antonio Henrique Amaral: Pelo Avesso’ se soma a este esforço ao estabelecer um recorte menos usual da produção do artista, interessada em recontextualizar trabalhos cuja centralidade é o corpo e suas mais variadas negociações. Veremos, ainda nos anos 1950 e 1960, obras em desenho e gravura – fundamentais para a formação de Amaral – que já apontam figuras antropomórficas deformadas e transfiguradas, pondo em crise os parâmetros de representação na busca por um gesto mais expressivo, fantástico e delirante. Em seguida, a pintura dos anos 1970 manifesta a fusão de máquinas e corpos, metais e vísceras, de modo a questionar os limites entre natureza e cultura e nos provocar a reconhecer o corpo permeado pela dimensão tecnológica. Mais adiante, os anos 1990 presenciam a série Torsos, com silhuetas alongadas, destituídas de qualquer identidade e suspensas no tempo e no espaço; enquanto os anos 2000 apresentam desenhos em composições que beiram os limites da abstração e sugerem fragmentos estilhaçados feito microrganismos em profusão, típicos dos exercícios de zoom in e zoom out tão bem explorados pelo artista.

Antonio Henrique Amaral: Pelo Avesso
Abertura: 18 de setembro de 2021, das: 11h às 18h
21 de setembro a 13 de novembro de 2021
Casa Triângulo | Rua Estados Unidos, 1324, Jardins, em São Paulo


Na imagem: Antonio Henrique Amaral, Os Corpos e a luz, 1996. Óleo sobre tela.

Galeria relacionada

Artistas relacionados

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.