Zipper Galeria | Gesto Paramétrico, de Rizza


Nesta individual, a artista aprofunda sua investigação sobre modelagem paramétrica e apresenta esculturas tridimensionais que transformam variáveis numéricas em formas físicas. Utilizando algoritmos, equações e dados físicos como ponto de partida, Rizza revela um processo criativo que une intuição e lógica, orientado por princípios matemáticos como dimensão, proporção e curvatura.
Dentre os trabalhos estão presentes as séries “Bézier”,”Void”, “Momentum” e “Gauss”, nas quais a artista desenvolve superfícies contínuas e precisas, baseadas em referências como curvas de Bézier, dinâmica dos fluidos e sequências recursivas. Suas obras se comportam como sistemas abertos, nos quais a escultura deixa de ser um objeto estático e passa a operar como campo de forças — físicas, ópticas e matemáticas.
Sobre a produção o curador Marc Pottier reforça: “Rizza é uma escultora que não esculpe a massa de materiais para dar-lhes forma, mas sim reúne e combina fórmulas matemáticas para obter um objeto construído”.
Gesto Paramétrico, de Rizza
Zipper Galeria | R. Estados Unidos, 1494, Jardim America, São Paulo
Abertura: quarta, 23 de julho, às 19h
De segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 11h às 17h
Entrada gratuita.