Zipper Galeria | Rastro e pulsão, de Julia Pereira
Inspirado no procedimento de Michel Onfray ao formular uma “contra-história” da filosofia, Kachani desloca o foco do cânone para protagonistas invisibilizados. “Nestes trabalhos, tento recont
Rastro e Pulsão apresenta pinturas que nascem do encontro de forças que movem o fazer — amor, desejo, luto e vazios — e os vestígios que permanecem depois que a experiência atravessa o corpo. “Pulsão” é o princípio, a necessidade sem nome que impele o gesto; “rastro” é a inscrição dessa energia no mundo, quando a tinta fixa, como sismógrafo, intensidades que oscilam entre o dizível e o indizível. Ao converter vivências em imagens instáveis, situadas no limite entre abstração e figuração, a artista transforma a tela em campo de reflexão sobre impermanência e inconsciente.
A exposição se ancora no período recente em que Julia passou na residência artística em Lisboa (Luz_Air, 2025), quando cor, luz e grafismos de azulejos históricos, somados a relações pessoais e aprendizados daquele período, reorientaram a paleta, o ritmo e a lógica compositiva de sua pesquisa. O retorno trouxe memórias que, aos poucos, deixaram de ser saturadas para rarear em superfícies porosas, onde a vibração se dá por interrupções, repetições e áreas de respiro.
Rastro e pulsão, de Julia Pereira
Zipper Galeria | R. Estados Unidos, 1494. Jardim America, São Paulo
De segunda a sexta 10h às 19h, e sábados das 11h às 17h
De 16 de outubro a 20 de dezembro de 2025
Entrada gratuita