Sergio Gonçalves Galeria | José Guedes entre Rothko, Fontana e Klein
Nomes de referência na Arte Contemporânea, Rothko, Fontana e Klein impactaram a percepção do vazio e da cor. Inspirado na profundidade meditativa de Mark Rothko, na precisão cortante de Lucio Fontana e na imaterialidade vibrante do azul de Yves Klein que José Guedes criou seu espaço próprio – tensionado entre o visível e o que pulsa além da superfície.
Artista cearense de expressão intensa e silenciosa, “José Guedes entre Rothko, Fontana e Klein” comprova esta construção entre tons, gesto e transcendência. A curadoria da exposição foi feita em conjunto pelo galerista Sergio Gonçalves e pelo artista José Guedes, que selecionaram 29 obras em acrílica sobre tela.
Nas suas pinturas, a cor não é apenas aparência; é presença. O azul Klein se torna espaço, o corte se transforma em respiro, e a superfície revela aquilo que está além da matéria, subvertendo a nova dimensão proposta por Fontana em sua obra. O gesto que até então se dava em forma de cortes e furos, agora vira pincelada, uma nova provocação, convidando o espectador a interagir com a nova dimensão.
José Guedes entre Rothko, Fontana e Klein
Sergio Gonçalves Galeria
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 484 – Jardim América – SP
Abertura: 14 de outubro, terça-feira, das 17h às 21h
De segunda a sexta, das 10h às 19h
Grátis.