ArtRio 16a. edição | 16 a 20 de SETEMBRO de 2026 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 16a. edição | 16 a 20 de SETEMBRO de 2026 | MARINA DA GLÓRIA

Galeria Estação | Memórias da terra, de Navegante Tremembé

08/05/2026 - Por ArtRio

Nome artístico de Maria de Fátima Andrade de Sousa, Navegante nasceu em 1960 na Aldeia Varjota, em Itarema, no litoral oeste do Ceará, e há quase 40 anos produz sua arte como guardiã dos saberes e fazeres de seu povo. Ainda jovem, a artista aprendeu com sua vizinha Maria Rosa Tremembé a técnica do toá, um pigmento natural de uso ancestral dos indígenas Tremembé.

Na contramão dos processos industriais de produção de tintas, o toá é uma areia colorida que Navegante coleta no solo de seu território originário, entre o mangue, o lagamar e o rio Aracati-Mirim. Esses pigmentos são formados por camadas geológicas formadas ao longo de bilhões de anos na Terra, nos períodos Paleozoico, Mesozoico, Cenozoico e Holoceno.

Reunindo cerca de 20 pinturas – que, em comum, têm o uso singular da técnica “toá em tela” – a exposição também reflete o universo de Navegante a partir de títulos como Estrela imaginadaPé de pau-ferroSabiás no pé de mofumboBem-te-vis no mangue na beirada do rio e Pé de mangue do Lagamar, entre outros.

Memórias da terra, de Navegante Tremembé
Galeria Estação | Rua Ferreira Araújo, 625 – Pinheiros, São Paulo
Abertura: 28 de abril, das 18h às 21h
De 29 de abril a 11 de julho de 2026

Funcionamento: segunda a sexta, das 11h às 19h; sábados, das 11h às 15h
Entrada gratuita

Galeria relacionada

A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.