CCBB RJ | CORpo Manifesto, de Sérgio Adriano H


exposição CORpo MANIFESTO reúne 113 obras que atravessam diversas linguagens artísticas, como fotoperformance, escultura, pintura, instalação e vídeo, dentre elas “Ordem e Progresso – Direito das Obrigações” (da série PALAVRAS TOMADAS), “O lugar que pertenço” e “História do Brasil”. Cada obra foi cuidadosamente selecionada para compor um panorama da produção de Sérgio Adriano H ao longo de sua carreira, com destaque para 33 inéditas.
As obras não apenas documentam o corpo como manifestação política e social, mas também questionam as narrativas históricas sobre a negritude e a identidade negra no Brasil. Através de uma linguagem poética e visualmente impactante, o artista usa o corpo como ferramenta de denúncia e reflexão, criando uma conexão profunda entre passado e presente, desafiando o público a reconsiderar o lugar da arte para a reparação histórica das populações negras.
Sérgio Adriano H tem usado seu próprio corpo como ferramenta artística contra o racismo estrutural e a invisibilidade histórica do povo negro no Brasil, a partir do viés conceitual da decolonialidade. Ele propõe pensar nas histórias ausentes, nas palavras não ditas e nas “palavras tomadas”, dando voz ao silenciado e explorando as fronteiras entre a história social ocultada e a apresentada, em um “P. S.” (post scriptum) que reivindica o legado ancestral.
CORpo Manifesto, de Sérgio Adriano H
CCBB RJ | Rua Primeiro de Março, 66 – 1º andar – Centro
De23 de julho a 15 de setembro de 2025
De quarta a segunda, das 9h às 20h. Fechado às terças-feiras.
Ingressos disponíveis na bilheteria física ou pelo site do CCBB – bb.com.br/cultura.
Entrada gratuita