ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA ArtRio 14a. edição | 25 a 29 de SETEMBRO de 2024 | MARINA DA GLÓRIA

( Em breve! ) Conversa ArtRio | Arte + Moda

Identificando as relações entre os sistemas das artes e das modas, a jornalista e curadora Erika Palomino investiga os códigos da roupa como status cultural, objeto de culto e exposição em museus e galerias; examina o desfile como performance e a atuação de estilistas/artistas (ou vice-versa) no contemporâneo.

Vicenta Perrotta é Estilista, Costureira, Arte Educadora. É conhecida por produzir roupas e acessórios a partir de materiais de descarte da indústria têxtil, e transformá-las em novas peças, que dialogam, discutem e questionam o comportamento de consumo, principalmente o de moda. Trabalhando através da ressignificação de consumo, a artista desconstrói as questões de gênero nas roupas, como por exemplo o binarismo. Padrões estéticos, como, por exemplo, a gordofobia. Machismo, racismo e transfobia também são temas que a estilista problematiza e questiona em suas criações, formando um elo de compromisso não só com a sustentabilidade, mas também com o empoderamento dos corpos abjetos! Seu trabalho desconstrói o conceito de consumo e atrela à suas peças uma visão alternativa para consumir e identificar comportamentos impostos pela indústria que são desnecessários para a nossa vida contemporânea.

*Não é necessário conhecimento prévio nem roupa para a ocasião.

16 SET
14h00 - 15h00
A ArtRio utiliza cookies para personalizar a experiência do visitante em nosso site, analisar dados e ajudar em iniciativas de marketing. Ao clicar em “aceitar”, você está concordando com os nossos termos.